Livraria El Ateneo de Buenos Aires!

0

Buenos Aires é uma das capitais mais europeias e com estilo clássico da América Latina. A cidade tem uma arquitetura linda e muito glamour, e é um dos destinos mais perto e barato aos brasileiros (tinham MUITOS lá!).

Mas esse post não é um diario de viagens, estou aqui hoje para falar da segunda biblioteca mais importante do mundo! É a “El Ateneo” e está situada em Buenos Aires. na Argentina Segue um texto informativo sobre ela:

“A livraria El Ateneo Grand Splendid, é um ícone de Buenos Aires. Foi eleita a segunda livraria mais bonita do mundo de acordo do artigo do jornal britânico The Guardian.

A lista elaborada por Sean Dodson reuniu os 10 mais importantes, O A livraria El Ateneo é considerada das mais privilegiadas, tanto por suas qualidades arquitetônicas como para a conservação e os detalhes do conjunto. Segundo Dodson, na sua pesquisa:

“.. El Ateneo manteve o seu esplendor original, com seu teto pintado, varandas originais e esculturas e ornamentos intacta. Mesmo até sua cortina de veludo é parte do show. Há cadeiras espalhadas pelos saloes, o cenario é usado como café e, ainda melhor, os balcoes são utilizados como salas de leitura .. ”

Junto com Livraria El Ateneo, encontra-se Boekhandel Selexyz na Holanda ( Maestricht City), localizado em uma antiga igreja (inaugurado em dezembro passado), no terceiro lugar esta a Livraria Lello de Portugal. No quarto lugar a livraria de Comics “Secret Headquarters Comic” dos Angeles nos Estados Unidos ; Borders de Glasgow na Escocia no 5ª lugar; Scarthin’s en the Peak District em sexto lugar ; Posada Bruselas em sétimo ; El lugar de la Mancha em México, oitava ; Keibunsya em Kyoto,nono lugar; e Hatchards em London , no décimo lugar respectivamente.

A livraria está localizado onde antigamente foi o famoso Teatro Grand Splendid, que segundo a história foi palco de grandes galas Buenos Aires, com figuras da relevância da cantate de tango Carlos Gardel.

Ela ocupa uma área de 2.000 metros quadrados, 3 andares com 4 fileiras de caixas e uma cúpula cieloraso pintados com motivos bíblicos, do pintor italiano Nazareno Orlandi. O teatro foi construído em 1919 pelos arquitetos Peró e Torres Armengol. O cenário, tornou-se um refeitório exclusivo com piano de cauda, que o convida a saborear o típico cafe de Buenos Aires-café estilo e as incríveis “mediaslunas”

Outro aspecto único da biblioteca é a possibilidade de consultar livros nas confortáveis poltronas, ou desde os cantos de leitura.

Visitam a biblioteca cerca de 3000 pessoas (por dia) e o volume anual de livros vendidos é mais de 700.000 .”Endereço: Avenida Santa Fé 1860 , Recoleta. FONTE: Oh Buenos Aires

O lugar é espetacular, uma experiência única e imperdível para quem vai à Buenos Aires, nada melhor que perder horas ali dentro passeando entre os livros.

Seguem algumas das fotos que eu tirei dessa livraria maravilhosa:

E quanto as tendências literarias lá na Argetina, não diferem muito das nossas. Olha só a vitrine de uma Livraria no Shopping Alto Palermo, muitos YA Books que também fazem sucesso aqui:

Espero que tenham gostado do post, não deixem de comentar! ^^

Deixe um comentário