Início America Roteiro de 1 dia pela histórica Ouro Preto, MG!

Roteiro de 1 dia pela histórica Ouro Preto, MG!

Igreja de São Francisco de Assis

Ouro Preto é uma das cidadezinhas históricas mais famosas de Minas Gerais, bem como de todo o Brasil. Já se chamou “Vila Rica”, teve um papel muito importante na época do ouro mineiro e foi a capital do estado.

A cidade é conhecida por sua arquitetura colonial e suas igrejas que mais parecem uma obra de arte.

Nesse post daremos uma volta por alguns dos seus principais pontos turísticos.

Esse city tour fez parte do ERBBV (Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) e foi oferecido pela BeloTour e pela SETUR.

Nossa guia, muito simpática, foi a Ana Maria,  ela nos contou em detalhes toda história por trás dessas construções e os principais fatos da cidade.

Infelizmente pelo tour ter sido numa segunda feira, não foi possível adentrar no interior das igrejas, pois é o único dia da semana que elas ficam fechadas.

A arquitetura dos casarões me lembrou um pouco a de Paraty (mais sobre o centro histórico de Paraty nesse post).

Um ponto bem negativo é a quantidade de carros apertados nas pequenas ruas de pedra. Atrapalha o city tour, atrapalha as fotos e atrapalha os pedestres.

Nesse ponto Paraty está na frente por ter seu centro histórico livre de carros. Porque a cidade tem uma estrutura antiga, não está preparada para esse monte de carros sem que isso possa danificar seu patrimônio e suas ruas de pedra.

A guia nos contou de alguns casos de carros perderem o freio nas ladeiras e danificarem lugares de patrimônio histórico. E num desses acidentes  a cidade quase perdeu o titulo da Unesco.

Isso é algo para se pensar, deveriam realmente restringir o transito para poderem preservar melhor.

O passeio começou na Praça Tiradentes. Foi o local onde a cabeça do mártir  Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi exposta  em 1792.

Museu da Inconfidência (antiga Casa da Câmara e Cadeia)

Olhem isso! rs Um TukTuk mineiro! Tailândia Feelings!

Teve também a Feirinha do Largo do Coimbra

Quitutes mineiros não podem faltar! hummmm

Um dos chafariz históricos da cidade:

Uma parte do do Jardim Botânico:

A cidade vista de cima:

Para não ficar muito extenso, no próximo post vou falar sobre as Igrejas da cidade.

Um dia foi muito pouco para conhecer tudo que Ouro Preto tem a oferecer. Cidadezinha calma que faz a gente voltar no tempo e imaginar como era nos tempos do império, onde foi seu auge.

Passear pelo interior de Minas Gerais é sempre muito agradável, seja pela simpatia do povo mineiro, pelas construções históricas e pela gastronomia.

A Flávia do blog Quarto de Viagem mostra um pouco mais de Ouro Preto e de Mariana, outra cidade bem próxima e que vale a visita.

E se você tem mais tempo na região vale a pena conferir o roteiro por Tiradentes e São João del Rei da Paula do blog “Roteirando”.

Transfer de Ouro Preto até o Aeroporto de Confins

Meu voo era um pouco mais cedo que o restante da galera do tour do ERBBV, por isso, junto com a Patricia do “Bagagem de Memórias“, e a Ana e o Jefferson do “Quer saber? Eu amo viajar!“, tivemos que contratar um transfer um pouco mais cedo para não perdermos o voo.

Encontramos a empresa  Esse Trem Turismo que faz o Transfer entre Ouro Preto-Confins (e também, outros trechos, sob consulta no site). Nosso contato foi com o Alexandre e nosso motorista foi o Marcelo.

O transfer é em carro executivo, de qualidade e foi o melhor preço para o serviço que encontramos na cidade. O motorista foi bem profissional e chegamos pontualmente no horário combinado.

Recomendo a empresa! Para contrata-los o site é http://www.ouropretomg.com/pt e o whatsapp: (31) 97543-7030.

* Agradecemos ao Esse Trem Turismo pela parceria. Pagamos um valor promocional pelo transfer.

 


Salve esse post no Pinterest:

Salvar

Salvar

Salvar

Juliana Almeida Rioshttps://junypelomundo.com.br/
Viajante, Administradora, Aspirante à Mochileira, Sonhadora, Bookaholic. Adora planejar uma viagem, seja para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. Ama conhecer novas culturas e contar as suas aventuras. E prefere ser chamada de Juny.

11 COMENTÁRIOS

  1. Ouro Preto me lembrou São João del-Rei com todos os carros e talz (também atrapalharam nossas fotos rs), por isso gostei mais de Tiradentes, lá como em Paraty não são permitidos os carros transitarem, apenas charretes e cavalos e isso foi delicioso, pois pudemos transitar livremente.
    Ouro Preto é muito charmosa mesmo, fiquei com vontade de conhecer, Minas é um estado maravilhoso, quero muito poder conhecer ainda mais cidades, pois têm muita história pra ser conhecida>
    Amei o seu post e as fotos ficaram lindas!
    Beijos.

  2. Ta aí uma cidade que me arrependo de não ter conhecido antes de sair do Brasil. Nada é perdido, com certeza voltarei, mas acaba que quero mais é ficar na casa dos meus pais do que passear hahaha. Enfim, é uma riqueza tão linda do nosso patrimônio que merece destaque sempre!! Sem contar a comida mineira, que sempre é bem vinda!

    Beijo,
    Ju
    http://madamebr.com

  3. Não conheço Ouro Preto, mas conheço Parati, e acredito que a ausência de carros no centro deve mesmo fazer uma super diferença no visual, além de preservar mais o centro histórico, né? Quero muito visitar Ouro Preto! Tomara que consiga ir em 2017, adoro cidades históricas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga nas Redes Sociais

7,207FãsCurtir
10,179SeguidoresSeguir
24,519SeguidoresSeguir
896SeguidoresSeguir