Aula de culinária em Cusco: Peruvian Cooking Classes!

11

Todo mundo quando viaja à Cusco pensa só no roteiro histórico, não quer perder nenhuma ruína, nenhum lugar construído pelos Incas, nenhum museu.

Mas Cusco oferece muito mais aos turistas que querem ter experiências diferentes na sua viagem.

Gostamos muito de culinária e adoramos comer ceviche, um dos pratos mais conhecidos do Peru.

Então unindo o útil ao agradável porque não fazer uma aula de culinária local?

Existem várias opções em Cusco, mas optamos pela Peruvian Cooking Class, por ter o cardápio que procurávamos, pelas boas críticas no Tripadvisor e pelo atendimento rápido por email, sempre tirando todas as nossas dúvidas.

Eles oferecem 4 tipos de aulas:

Nós optamos pela “Full Classic Classes”, para o almoço com  o cardápio: Sopa de Quinoa, Ceviche, Chocotejas e Pisco Sour.

Além de nós, na aula haviam mais 5 americanas, elas escolheram o prato principal Ají de Gallina, e o chef, Javier, deixou fazermos pratos principais diferentes.

A aula começa com a degustação de algumas frutas peruanas. Depois lemos todas as receitas e o professor vai anotando tudo que não tem e precisa comprar no mercado.

Geralmente as compras são feitas no Mercado de San Pedro, que é frequentado por turistas. Mas nesse dia ele estava fechado para limpeza e tivemos que ir num outro mercado frequentado essencialmente por locais, o que deixou a experiência um pouco mais interessante.

No mercado o Javier ia comprando os ingredientes e nos explicando sobre eles. Por ser um mercado fora do circuito turístico, acabamos chamando um pouco a atenção durante as nossas compras.

De volta à aula, começamos os trabalhos, todo mundo ajudando cortando os legumes para sopa de Quinoa.

Depois começamos a cortar tudo que ia no Ceviche. Foi incrível! Nunca imaginei que conseguisse fazer um ceviche completo e saboroso.

Quando você corta o peixe (nesse caso foi Truta) e coloca junto com o limão e os demais ingredientes, você não acredita que o peixe vai “cozinhar” tão rápido no limão e pegar todo aquele sabor maravilhoso.

Depois ainda fizemos as Chocotejas, que são como bombons que podíamos escolher os recheios. E para beber preparamos o Pisco Sour.

Cada detalhe foi acompanhado de perto pelo Javier e sempre que necessário ele nos corrigia, pedia para cortar mais fino, temperar mais, etc.

Depois dessa aula eu tenho plena confiança que consigo fazer um ceviche em casa, coisa que até então achava bem difícil.

As meninas que fizeram a aula conosco foram bem simpáticas e comunicativas, rolou uma boa vibe! =)

Conversando com o Javier, ele nos contou que poucos brasileiros buscam essas aulas, que a maioria do publico é americano e canadense. O que é uma pena porque a experiência é muito boa.

A aula de culinária na Peruvian Cooking Class foi muito especial, para mim foi muito além de aprender a fazer comidas típicas, foi uma imersão cultural e superação de alguns limites que tenho em relação as minhas habilidades culinárias. Recomendo muito!

Fotos dos pratos prontos:

Decoração ousada do prato do Leo
Decoração clássica do meu prato

Foto do grupo todo durante o almoço:

Peruvian Cooking Classe

* Fizemos a aula através de parceria com a Peruvian Cooking Classes,  mas as opiniões expressadas aqui são sinceras sobre a nossa experiência.
Equipe da Peruvian Cooking Classes

Salve esse post no Pinterest:

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

11 comentários

  1. A experiência de se fazer uma aula de culinária em um país com cultura gastronômica tão incrível quanto o Peru deve ser totalmente incrível. Adorei as dicas e já estou planejando colocar esta atividade em minhas próximas trips. Valeu pelo ótimo post!

  2. Adorei! Que experiência incrível. Fazer aula de culinária em um país com tanta referência gastronômica deve ser demais. Parabéns pelo post!

  3. Que demaaais! Quero muito, com certeza vou fazer quando visitar Cusco.
    Pra mim, a gastronomia é uma das melhores maineiras de entender uma cultura.
    Ps – posta a receita do Ceviche!! rs

  4. ahh que experiencia legal! eu fiz uma aula de culinaria no Vietnã e digo q foi bem parecido, tambem visitamos o mercado, aprendemos alguns ingredientes e depois colocamos a mao na massa!!! otima ideia fazer no Peru, é uma das gastronomias mais diferentes no mundo!

Deixe um comentário