Conheça o Parque Amantikir – Jardins que falam, em Campos do Jordão-SP!

3

Campos do Jordão é a cidade mais charmosa e conhecida da região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.

A cidade é conhecida como a “Suíça Brasileira” e no inverno, visitá-la é ainda mais especial pelas baixas temperaturas, somadas à sua arquitetura europeia e a badalação.

Ano passado, em uma de nossas visitas à cidade para uma festa, daria tempo de visitar uma atração. Olhei no Tripadvisor e escolhi a numero 1: Parque Amantikir!

Mesmo morando perto e indo várias vezes na cidade, confesso que ainda não havia ouvido falar desse parque. Mas as avaliações e fotos no Tripadvisor eram muito boas, então pagamos pra ver.

Sobre o parque

Para entrar no parque o ingresso é 40 reais a inteira e 20 reais a meia. Quando fomos não aceitava cartão, somente dinheiro.

Porque esse nome exótico? Amantikir? Essa palavra significa “Serra que chora”. Existe uma lenda de um princesa guerreira do povo Tupi que originou esse nome, você pode ler a lenda na integra aqui.

Para chegar usamos o GPS a partir do portal de entrada da cidade, fica bem perto, antes da área do Capivari. O endereço é Rodovia Campos do Jordão, 215.

O parque é maior do que eu imaginava! São 26 jardins com 700 espécies de plantas ao longo dos 60.000 m².

Fotos normais de turistas são permitidas. Mas se você quiser fazer um ensaio fotográfico com fotografo profissional, precisa de autorização do parque e há uma taxa a ser paga.

Os jardins

Na entrada recebemos um mapa que mostra onde fica cada jardim temático: tem labirinto, jardim japonês, chinês, inglês, francês, austríaco e etc. Da para acessar esse mapa aqui.

Logo no inicio do trajeto há um mirante com uma bela vista, ótimo para fotos.

Há desde espécies de flores comuns até as mais exóticas, algumas eu nunca tinha visto.

Durante todo o trajeto há bancos onde você pode sentar e apreciar, sentir a natureza, descansar um pouco da caminhada.

Também há uma cafeteria no meio do parque, onde é possível parar para pedir uma bebida enquanto descansa e aprecia a vista. Não me lembro de ter visto se vende comida, mas no dia que fomos bebemos água e tinha um grupo bebendo cerveja, senão me engano.

Um dos pontos altos do passeio são o labirinto clássico e o labirinto de grama. O clássico dá para entrar e “se perder” por ele, parece coisa de cinema. São muito lindos.

Passear por esses jardins, sentir o aroma das flores, fugir um pouco do urbano e se envolver com a natureza, fazem desse passeio um momento muito especial.

Quando for a Campos do Jordão sugiro que esse passeio esteja no topo da sua lista de atrações, pois vale muito a pena.

Amantikir Jardins

  • Endereço: Rodovia Campos do Jordão, 215 – Gavião Gonzaga, Campos do Jordão – SP, 12460-000
  • Funcionamento:  08:30–17:00
  • Estacionamento: Gratuito, na frente do parque (mas são poucas vagas)
  • Site: http://www.parqueamantikir.com.br/
  • Ingresso: 40 reais (inteira) e 20 reais (meia) – Atenção, eles só aceitam dinheiro na bilheteira, não passa cartão.


Salve esse post no Pinterest:

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

3 comentários

  1. Quando fui à Campos do Jordão a cidade estava lotada, então não tive como conhecer este parque e fiquei super frustrada. Lendo seu post tive certeza que terei que voltar na cidade para conhecê-lo.

Deixe um comentário