Início America Roteiro Cultural: O Chile e a Literatura

Roteiro Cultural: O Chile e a Literatura

Quando viajo para outro país, sempre tento visitar alguma biblioteca/livraria famosa e gosto de ver as vitrines das livrarias para saber o que estão lendo lá.

Com o mundo globalizado que temos hoje em dia, é possível ver como os mesmos livros que estão fazendo sucesso aqui também estão em outras nações.

Em 2013 estive no Chile e não pude deixar de incluir a literatura em meu roteiro turístico.

Biblioteca Nacional do Chile

Biblioteca Nacional do Chile

 

Acima foto da Biblioteca Nacional do Chile, linda por fora e acredito que seja ainda melhor por dentro. Como só a encontramos a noite, estava fechada, mas espero poder vê-la na integra numa outra oportunidade.

Dá pra perceber que o país valoriza muito a educação pelas suas imponentes Universidades e a quantidade de livrarias que encontramos em Santiago, desde as megastores nos shoppings aos pequenos Sebos no centro.

Para quem quiser visitar a biblioteca: Avenida Libertador Bernardo O Higgins 651 próximo ao Cerro Santa Lucia.

“La Sebastiana” Casa do Pablo Neruda em Valparaiso

O poeta Pablo Neruda é um dos maiores simbolos literarios nacionais, por isso, suas 3 casas viraram “Casas Museu”, elas são:

  • “La Sebastiana” em Valparaiso
  • “La Chascona” em Santiago
  • “Casa Museu” em Isla Negra

Tive a oportunidade de uma visita rápida em “La Sebastiana”, como era um tour coletivo com uma vasta agenda não pudemos demorar, por isso não deu para conhecer o interior da casa, onde se encontra a intimidade do autor.

Em minha visita conheci a beleza da casa, os jardins e o mirante. Tudo esbanja poesia.

Quem quer conhecer a Casa Museu mais a fundo, recomendo que faça uma visita por conta propria, pois embora todos os tours passem por lá, é muito pouco tempo para apreciar.

Para quem quiser visitar “La Sebastiana”: De terça à domingo, das 10h00 as 18h00. Preço $4.000 por pessoa, $ 1000 estudante. Para quem quiser só fazer a visita externa, é grátis.

Mirante da Casa Museu
Bar ao lado de “La Sebastiana” e Espaço para exposições de artistas regionais.

 

 

Viña del Mar

No litoral, na cidade Viña del Mar, há o lindo parque Quinta Vergara. Achei muito legal ver poemas de Pablo Neruda e Gabriela Mistral nas paredes:

Vitrines do Shopping Parque Arauco

 

Sr. Grey também é sucesso no Chile

 

Vitrine do Shopping Costanera Center

Divergente! *-*

 

Outro fato interessante foi no Aeroporto, enquanto esperávamos o voo de volta ao Brasil, respondemos a uma pesquisa sobre as impressões que tivemos do país, no final ganhamos um marcador de livros com ímã lindo, com fotos das paisagens e do povo do Chile!

O Chile é um país muito lindo e cheio de cultura, que dá muito valor ao seu grande poeta e que merece ser visitado! ^^ Fica a dica!

É possível reservar online com antecedência a excursão para Valparaíso e Viña del Mar pela civitatis, principalmente na alta temporada (inverno) é recomendado agendar antes.


Post feito originalmente em meu blog literario “Dear Book” em 2013, clique aqui para acessa-lo.

Salve esse post no Pinterest:

Salvar

Salvar

Salvar

Juliana Almeida Rioshttps://junypelomundo.com.br/
Viajante, Administradora, Aspirante à Mochileira, Sonhadora, Bookaholic. Adora planejar uma viagem, seja para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. Ama conhecer novas culturas e contar as suas aventuras. E prefere ser chamada de Juny.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga nas Redes Sociais

7,207FãsCurtir
10,179SeguidoresSeguir
24,519SeguidoresSeguir
896SeguidoresSeguir