Início Africa Africa do Sul Safári na África do Sul: Tudo sobre a reserva Pilanesberg

Safári na África do Sul: Tudo sobre a reserva Pilanesberg

Quando planejei minha viagem para a África do Sul em nenhum momento pensei em fazer Safari, embora fosse uma das atrações principais do destino.

Fui sem nada agendado e sem nada planejado e tenho que admitir que foi uma experiência sensacional!


Kruger National Park

O lugar mais indicado e conhecido para um safari é o Kruger National Park, a maior área protegida de fauna  da África do Sul, com mais de 20 000 km2.

O parque é tão grande que também engloba alguns locais ultrapassando as fronteiras de  Moçambique e do Zimbabwe.

Mas para fazer um safári no Kruger, precisa pegar um voo para o norte do pais, a cidade Nelspruit, precisa de vários dias e um bom investimento, não é barato.

Por todas essas informações acima e a impressão que eu tinha que o safári era tipo uma visita ao zoológico, só que com os animais soltos, eu estava certa de que não iria.


A reserva de Pilanesberg

Mas eis que fomos num bate-volta á Sun City (a “Las Vegas Africana”) e lá havia um “mini safári de 5 horas” por um preço acessível na reserva de Pilanesberg.

Pilanesberg fica há 244 km de Johannesburgo e praticamente ao lado de Sun City.

Numa rápida pesquisa na internet vi que a reserva era bem legal e que tinha o “BIG FIVE”: búfalo, elefante, leão, leopardo e rinoceronte. Desses só não vimos búfalos e leopardos, mas o restante dos “animais principais” teve bastante.

Para quem tem mais tempo e quer explorar melhor tanto Sun City quanto a reserva de Pilanesberg, é possível se hospedar dentro de Sun City (é um resort de luxo) ou nos arredores por preços mais acessíveis.


O safári

Eu tenho que confessar que não tinha a menor expectiva para o passeio e que no final das contas fiquei encantada, foi uma experiência única!

É impressionante ver a natureza acontecendo ao seu redor, os bichos não estão nem ai para os carros passando, estão seguindo seus instintos, vivendo na natureza.

Teve famílias inteiras de elefantes e rinocerontes passando, belas zebras e hipopótamos no horizonte ao pôr do sol. O leão estava tomando um sol, muito perto de nós, acordou, desfilou e seguiu o seu caminho. Teve gazelas saltitando. Zebras e girafas tão graciosas!


Seguro viagem para África do Sul pelo menor preço!


Por mais que você veja tudo isso no Discovery Channel e Animal Planet, é indescritível ver a natureza ali acontecendo ao vivo.

Desde que fui nesse safári nunca mais consegui ir em um zoológico. Pois é triste ver os animais ali presos e enjaulados, depois que você sabe como eles são livres em seu habitat.

E a beleza dessas paisagens da savana também dá um toque especial ao passeio. Vimos o pôr do sol lá, foi inesquecível.

O passeio o tempo todo é feito no carro aberto. O guia vai explicando sobre a reserva e os animais. Ele tem um rádio e as vezes o avisam sobre lugares onde pode encontrar algum animal do Big Five.

A única parada que descemos do carro foi em um abrigo, no meio do mato, onde havia um banheiro e alguns dos carros faziam um piquenique. (o meu passeio, como foi mais simples, não teve piquenique! rs)

Se você assim como eu, não se interessava por fazer um safári, digo que você deve reconsiderar e ir para essa experiência de mente aberta, pois pode ser algo inesquecível e arrebatador!


Dicas

  • O que levar: Água, protetor solar, óculos escuros, repelente, câmera com zoom e binóculo.
  • O que vestir: Roupas e calçados confortáveis, o passeio é demorado e faz calor. Mas no final da tarde esfria e pode ventar, então tenha uma blusa leve e um lenço.
  • Fotos: Não vale a pena filmar com a Gopro! O Leo filmou horas de vídeos e quando fomos ver ficou muito ruim, porque a gopro não tem zoom, mal dá para ver os animais. A minha nikon com zoom fez a diferença nesse passeio. A Alessandra do blog “Tô pensando em viajar” tem várias dicas para fotografia em safári.


Sobre o passeio

  • Local: Pilanesberg Game Reserve
  • Endereço: Bojanala, North West, África do Sul
  • Área: 572 km²
  • Duração: Pouco mais de 5 horas
  • Preço: Na época foi 450 rand (aproximadamente 110,00 reais)

 Agora deixo vocês com mais algumas fotos desse passeio inesquecível!

    

   

Leia mais


Sua viagem para África do Sul


Mais Dicas no Blog

Temos mais de 40 posts com dicas sobre a África do Sul, acesse todo o conteúdo

Guia África do Sul

O e-book do “Guia da África do Sul do blog Se Lança” tem informações preciosas sobre as principais cidades da África do Sul e a Garden Route, vale a pena conferir!

Grupo no Facebook

A melhor forma de trocar informações e tirar dúvidas com quem vai ou já foi para a África do Sul é fazendo parte do nosso grupo do Facebook sobre o tema

Não passe perrengue!

Transporte

Hospedagem

Tours e Atrações


Use a imagem abaixo para salvar esse post no Pinterest

Encontre mais informações para a sua viagem para a África do Sul aqui

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Juliana Almeida Rioshttps://junypelomundo.com.br/
Viajante, Administradora, Aspirante à Mochileira, Sonhadora, Bookaholic. Adora planejar uma viagem, seja para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. Ama conhecer novas culturas e contar as suas aventuras. E prefere ser chamada de Juny.

30 COMENTÁRIOS

  1. Dio mio, que fotos lindas! Que época vc foi? Muito bom saber que dá pra ver tantos animais em poucas horas! Sempre leio sobre a Africa do Sul porque está na lista, e sempre dizem que o ideal é fazer ao menos 2 safaris pra garantir o encontro com os 5 grandes. Ou será que os deuses conspiraram a seu favor? Rsrsrs

  2. Que lugar maravilhoso! Acho que nunca pensei numa viagem assim mas, vendo o que vc contou e essas fotos dá muita vontade de conhecer, é maravilhoso e, deve ser uma sensação indescritível. Eu entendo o que vc diz dos animais nos zoos e, um passeio assim dá pra gente ter noção que somos tão ‘frágeis’ perto desses seres lindos. Post maravilhoso! beijos!

  3. Deve ser muito foda ver toda essa vida selvagem bem de pertinho! Quando for a Africa do Sul quero muito poder ter uma experiência como esta, em um lugar que sei que não é como ‘um zoologico’.
    Essas fotos dos animais estão incríveis, Juny, amei!

  4. Que coragem, Jú!!
    Eu sou mega medrosa e não sei se faria esse passeio hahaha, mas com certeza deve ser surreal ver os animais tão pertinho, as fotos ficaram incríveis, dá pra sentir a vibe do passeio!
    Beijos.

  5. Essas viagens com pouco ou nada planeado são as que correm melhor porque não há expectativas =)
    Sonho com o dia que vou fazer um safari e ver todos esses animais. Obrigada pelas dicas, nunca pensei que a go pro não seria boa para este cenário.

  6. Tem uma menina que eu conheço que foi pra África do Sul e eu, que nunca pensei nesse destino, estou babando com as fotos dela. Vendo seu post só fiquei mais interessada pela África, haha. Se eu fiquei empolgada com o safari do Animal Kingdom, imagina ver os animais livres na natureza? Deve ter sido uma experiência única!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    • Oi Thiago. Fechei la na hora, tinha disponibilidade para mais de um horário saindo no mesmo dia.
      Deu para curtir a praia artificial de Sun City enquanto aguardava dar a hora do safari.
      Fiz desse jeito por indicação de uma amiga já que havia feito da mesma forma quando ela foi.

  7. Juliana, adorei suas dicas!
    Meu roteiro esta bem parecido com o seu.
    Estou numa dúvida crucial não sei se fecho o Safari antes ou na hora, antes esta saindo R 2500 no estilo bate-volta com agência, mas estaremos de carro, podendo ir dirigindo até o park.
    Você acha que seria uma boa irmos de carro até o Park e lá trocarmos de carro com guia?
    Porque você fez 4 horas de Safari por R450, está muito mais barato.

  8. Quem se hospeda no Sun City, tem direito ao safari? peguei duas diarias no the lost para curtir.. ja que nao vamos ao Krieger devido a distancia.Alguma dica, sugestao a reconsiderar? Esotu indo agora em 05-Abril

  9. Olá Juliana!
    Ótimo site e ótimas dicas!
    Estou planejando ir pra África do Sul em outubro e pensei no pilanesberg, pois assim como você não estava mega empolgado na ideia de ir a um safári.
    Queria uma informação. Você contratou/agendou alguma excursão ou simplesmente foi ao parque no horário de funcionamento, pagou e foi para o passeio no carro aberto?
    Obrigado!

    • Eu contratei no mesmo dia, algumas horas antes, num estande dentro de Sun City.
      O carro do safari, que é aqueles carros abertos altos, saiu de dentro de uma especie de rodoviária em Sun City e depois retornou para lá.

  10. Compensa contratar na hora ou é melhor deixar agendado antecipadamente? Vi safáris nesse mesmo parque caríssimos!
    Irei em Junho para lá, se puder dar algumas dicas!

    • Eu não tinha certeza se ia fazer safari na viagem então deixei para decidir lá na hora. Quando cheguei em Sun City haviam várias agencias agendando o “mini safari em Pilanesberg” para o mesmo dia a tarde. Não houve problema, conseguimos facilmente 3 vagas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga nas Redes Sociais

7,207FãsCurtir
10,179SeguidoresSeguir
24,519SeguidoresSeguir
896SeguidoresSeguir