20 comidas que você precisa experimentar na Europa!

6

Uma das coisas que eu mais gosto quando viajo é experimentar a culinária local, conhecer pratos exóticos e os sabores da região.

Em nossa Eurotrip tivemos a oportunidade de experimentar muitos pratos típicos dos países que visitamos, vou listar nesse post alguns que merecem destaque.


Belgica

1- Waffle

Impossível passear pelo Grand Place em Bruxelas e resistir a tentação dos waffles belgas! Eles estão em todos os lugares.

Tem diversas opções de recheio e os preços são a partir de 1 euro (conforme vai adicionando mais toppings vai ficando mais caro). Também é possível encontrar opções com recheios salgados.

2- Chocolates Belgas

Outro patrimônio gastronômico importante da Bélgica! Já experimentei muitos chocolates bons pelo mundo, mas desde que conheci os belgas eles se tornaram os meus favoritos.

São feitos de forma bem artesanal com ingredientes de primeira, o resultado é um sabor delicioso.

3- Moules Frites

Passeando pelo Grand Place você também verá que em quase todos os restaurantes o prato “Moules frites” está em destaque.

Trata-se de mexilhões cozidos num caldeirão com molho (escolhemos um a base de queijos) acompanhado de batatas fritas. É um prato bem típico belga e muito saboroso.

4- Garnaalkroketten en Kaaskroketten

Apesar do nome bem estranho são “croquetes de camarão com queijo”, são bem populares, aparecem como opção para entrada na maioria dos restaurantes.


Holanda

5- Queijos holandeses

Fizemos um passeio na cidadezinha de Zaanse Schans onde tivemos a oportunidade de visitar uma fábrica de queijos holandeses e degustá-los à vontade.

São diversos tipos, um mais gostoso que o outro. E alguns são bem embalados e não precisam ficar na geladeira, podem ser trazidos na mala sem nenhum problema.

6- Heineken

Ok, você não precisa ir à Holanda para tomar uma Heineken, afinal é uma cerveja facilmente encontrada no mundo inteiro.

Mas em Amsterdam ela fica mais especial se você fizer o tour “Heineken Experience” para conhecer sua história e fabricação. E toma-la na beira do canal ao por-do-sol pode ser um bom momento na sua viagem.

7- Framboesas frescas

Essas da foto foram compradas em uma feira em Amsterdam, bem baratas e prontas para comer. Além de lindas, são deliciosas! São de origem holandesa, mas encontramos também em outros países da Europa.

8- A melhor torta de maçã da Holanda

Essa foi uma dica da minha amiga Karine Moreira que já morou em Amsterdam. No pub/restaurante “Winkel 43” (próximo à casa da Anne Frank) você pode experimentar a melhor torta de maçã da Holanda!

Quando fizemos o cruzeiro pelo canal, o comandante também indicou essa torta. O sabor faz jus à fama. Mas vá preparado, um pedaço de torta com chantilly e dois copos de água nos custaram 13 euros!


França

9- Escargot

Nunca pensei que um dia comeria escargot! Mas a garçonete romena que nos atendeu nesse restaurante em Paris insistiu que era delicioso e que precisávamos experimentar.

Ela foi muito atenciosa até fez um tutorial mostrando como usar os talheres especiais para tirar a lesminha da concha para comer. Também nos indicou que o ideal era comer junto com o molho e o pão por ter um gosto mais forte.

E temos que admitir que estava delicioso o escargot com o molho pesto. Ele tem uma textura parecida com ostra, mas é quente e cozido com o molho. Comi, gostei e comeria de novo!

10- Crepe

Um clássico francês, com opções de recheios que agradam à todos. Comemos numa creperia próxima a Catedral de Notre Dame. Nos foi explicado que existe diferenças nas receitas do crepe doce e do salgado, um usa farinha branca e o outro farinha escura.

A receita desse restaurante seguia a tradicional da Normandia (lugar de origem do crepe) onde o dono do restaurante nasceu. Embora bem diferentes, gostei muito do doce e do salgado.

11- Macarons

Outro doce típico francês encontrado com os mais diversos recheios. No primeiro andar da Torre Eiffel há o “Bar à Macarons” onde é possível comprar macarons e champagne para saborear enquanto aprecia à vista de Paris.

12- Gâteau au coeur coulant / Lava Cake

Esse bolinho é o que aqui no Brasil chamamos de “Petit Gateau”. Bolinho quente com recheio cremoso, que pode ser servido com sorvete ou não.

Lá na França você encontra ele com os nomes “Gâteau au coeur coulant” ou “Lava Cake”. Esse da foto nós preparamos na aula de culinária que fizemos na escola Cook’n with Class em Paris.


Alemanha

13- Chocolate Lindt

Mas a Lindt não é uma marca da Suíça? Sim ela é suíça, mas em Colônia na Alemanha ela tem o Museu do Chocolate (“Schokoladenmuseum”), onde é possível conhecer a origem da marca, a fabricação do chocolate, degustar e comprar muito na lojinha.

14- Cerveja Kölsch

A Kölsch é um tipo de cerveja alemã típico da região de Colônia. Ela é clara, suave e feita com malte. Eu não gosto de cervejas normais pelo gosto forte, porém essa eu gostei bastante justamente pela suavidade no sabor.

15- Bratwust mit Bratkartoffein und Beilagensalat

“Bratwurst” é uma salsicha alemã, composta por carnes de porco e vaca. O prato acompanha batatas fritas e salada. Um refeição tipica alemã, muito saborosa.

16- Wiener schnitzel

Wiener schnitzel  é um prato austríaco bem popular na Alemanha. Apesar do nome estranho nada mais é que um “bife à milanesa”. Vem acompanhado de batatas fritas e salada. 

17- Ham krakow sausage with Sauerkraut and potatoes

O melhor prato que comemos em toda a viagem! Ganhou pelo conjunto da obra e o sabor bem acentuado. Uma delícia! Trata-se de salsicha artesanal polonesa, purê de batata e chucrute (salada de repolho em conserva). Sensacional!

18- Apfelstrudel

Sobremesa austríaca muito popular na Alemanha. É algo tipo uma torta ou um rocambole de maçã quente servido com sorvete, chantilly e canela. Muito bom!

19- Spaghetti Neri

O sorvete mais louco que já vi! E parece ser bem popular em Colônia pois vimos em mais de um lugar. O sorvete é servido como se fosse um macarrão tipo spaghetti e as coberturas e demais toppings como se fosse o molho do macarrão. Sensacional!


Inglaterra

20- A pint of chips

“A pint of chips” nada mais é que um copo de batatas fritas servido nos pubs ingleses para acompanhar a cerveja, com molho de queijo e ketchup. Experimentamos no pub “Hawley” no bairro de Camden, o pub é conhecido por ter sido o preferido da Amy Winehouse.


E ai qual prato você mais gostou?

Qual não comeria de jeito nenhum?

Conte nos comentários!


Salve esse post no Pinterest:

6 comentários

  1. Uau! Um post para abrir o apetite! Já pude experimentar diversas opções das listadas e realmente foi uma ótima seleção. Fiquei curioso agora pelo bolinho de camarão com queijo na Bélgica, que não experimentei, mas tem um cara ótima.

  2. Já provei quase tudo da lista!!! :O :O :O
    Só vou discordar que o melhor appeltaart é o do winkel 43 – que é famosérrimo. O melhor é o que a minha sogra faz, disparado (e o melhor, é de graça), hahahaha

    E uma dica: já fui na loja em Colônia mas em Aachen, na Alemanha (divisa com sul da Holanda), tem a loja de fábrica da Lindt. É sensacional!

Deixe um comentário