Conheça o “Museu do Apartheid” em Joanesburgo (África do Sul)

2

Viajar pela África do Sul, não é só curtir a sua natureza incrível, fazer safáris e passear, é também conhecer e respeitar a sua história.

E essa história foi marcada pelo período do regime conhecido como “Apartheid“. Essa palavra significa separação, foi um período de dura segregação racial que vigorou entre 1948 a 1994 no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.

O passeio mais impactante que fizemos em toda nossa viagem foi visitar o “Museu do Apartheid” em Joanesburgo e sentir de perto todo sofrimento que esse regime causou para a população.

Quando você compra o ingresso ele vem marcado aleatoriamente com a entrada que você deve usar para entrar no museu, pois elas são separadas por “brancos” e “não brancos”.

É inacreditável ver como eram tratados os negros e as demais minorias da população (indianos, pardos, etc). Como era tudo segregado, lugares para brancos/europeus e lugares para negros/não brancos.

Além da segregação, o museu retrata também os conflitos armados da década de 90, há uma sala com vídeos, que são bem impressionantes.

E no final mostra o fim do regime e a esperança para a nação que veio quando Nelson Mandela assumiu o poder.

Posso ficar por horas descrevendo o museu para você caro leitor, mas você precisa visitá-lo para sentir tudo isso. Tem coisas para emocionar e para deixar aquele sentimento de injustiça e indignação.

Na época eu era criança e não me lembro de ver falar nada sobre isso na TV, não sei se a imprensa deu a devida importância aos conflitos e a ascensão de Mandela.

É uma grande aula de história, tinha ideia sobre o que foi o apartheid, mas é muito diferente você ver relatos históricos, casos reais, vídeos, ter um panorama do que realmente foi o regime.

Você pode continuar o passeio pela história da África do Sul e da luta contra o apartheid visitando a “Walter Sisulu Square of Dedication” que é museu a céu aberto em Soweto, confira detalhes no blog “Tô pensando em viajar”.

Visitar o Museu do Apartheid é um passeio essencial para incluir no seu roteiro à Joanesburgo, para que você possa entender melhor a história do país que você está visitando, indo muito além dos safáris e das praias.


Apartheid Museum

  • Endereço: Northern Park Way and Gold Reef Rd, Johannesburg
  • Horário: Das 09:00 as 17:00
  • Telefone: +27 11 309 4700
  • Site: https://www.apartheidmuseum.org/
  • Ingresso: Adultos R85.00 / estudantes, crianças R70.00
  • Caso você vá de carro há estacionamento no local

 

 

 

 

 

 



Salve esse post no Pinterest:

Salvar

Salvar

2 comentários

Deixe um comentário