Início America Japan House: Exposição "Sou Fujimoto: Futuros do Futuro"

Japan House: Exposição “Sou Fujimoto: Futuros do Futuro”

A Japan House é muito mais que um centro cultural para exposições, ela é uma organização ligada ao governo japonês, que por enquanto há só 3 no mundo: São Paulo, Los Angeles e Londres, ela faz parcerias na parte de negócios e apoia eventos culturais.

A fachada da Japan House por si só já é uma grande obra de arte:

Ela está localizada na Avenida Paulista, em frente a Casa das Rosas. Para chegar a estação mais próxima é a “Brigadeiro – linha 2 verde” do metrô.

Durante o evento “Japão.br” tivemos a oportunidade de conhecer a Japan House, onde está em exibição a exposição “Sou Fujimoto: Futuros do Futuro”. Corri para escrever sobre essa exposição porque ela foi prorrogada até dia 25 de fevereiro, por isso, ainda dá tempo de você ir lá conferir!

Não conheço muito sobre os grandes nomes da arquitetura atual, mas deu para perceber a importância e o impacto das obras do Fujimoto.

Na primeira parte da exposição intitulada “A arquitetura está em todo lugar”, num primeiro olhar parecem obras de arte moderna, um pouco estranhas.

Mas durante a visita guiada entendemos que para Fujimoto tudo pode ser arquitetura, mesmo em objetos improváveis como uma garrafa pet, um papel de uma churrascaria, um pedaço de rede.

Ele tem uma visão artística e consegue relacionar tudo com possibilidades reais de projetos arquitetônicos. Quando você passa para a segunda parte da exposição você percebe o quanto isso faz sentido, porque ele realmente faz obras únicas usando perspectivas diferentes e originais.

Somos apresentados aos seus projetos, a maioria já construidos ou em construção. Ele faz obras únicas e desafiadoras. Vemos as maquetes e a nossa guia mostra fotos reais dessas obras, onde elas estão e suas funcionalidades.

A “Casa Na” que foi um dos seus primeiros projetos de visibilidade internacional é uma casa bem pequena, que existe em Tóquio e tem  moradores reais, sua estrutura é bem ousada e funcional. Ela é toda aberta e virou uma atração turística na cidade.

Outro projeto muito interessante é o desse prédio que está em construção, com todas as suas unidades já vendidas, na França.

Suas sacadas são de um maneira que eu nunca tinha visto. Fujimoto  mostra que seus projetos, por mais surreais que possam parecer, são reais, viáveis e principalmente funcionais.

Além desses projetos há muitos outros como a biblioteca repleta de prateleiras por todas as suas paredes, dentro e fora. Tem também uma obra que foi exposta em Londres, que de longe parecia uma nuvem, enfim, diversas obras geniais e de conceitos únicos.

A exposição me deixou interessada em pesquisar mais sobre os trabalhos dele, por serem coisas tão diferentes, tão desafiadoras, sem dúvidas ele é um dos maiores nomes da arquitetura atual.

Eu sou completamente leiga em arquitetura, por isso tentei passar aqui o que achei da exposição, sem qualquer pretensão de dar uma explicação mais técnica (se houver alguma informação errada podem me corrigir nos comentários, ok?).

Recomendo inclusive que você faça uma visita guiada, pois ajuda muito no entendimento dos conceitos das obras.

E já estou curiosa para saber qual será a próxima exposição na Japan House, assim que eu conferir vou contar tudo aqui no blog.

Além das exposições, a Japan House tem diversos livros, objetos de decoração à venda e uma cafeteria com doces japoneses, que são diferentes dos nossos, com menos açúcar, eu particularmente gostei.

Abaixo uma foto de todos os blogueiros que participaram dessa visita à Japan House conosco no Japão.br: Bagagem de Memórias, Viajante ComumSão Paulo sem mesmice, Viagens Cine, Destinos por onde andei, Coisos on the go, Fui ser viajante e 321 viajando

Japan House

SOU FUJIMOTO – FUTUROS DO FUTURO

  • Quando? De 21 de novembro de 2017 à 25 de fevereiro de 2018
  • Horário de funcionamento: terça-feira à sábado: das 10h às 22h; domingos e feriados: das 10h às 18h
  • Preço? Entrada gratuita.


Salve esse post no Pinterest:

Juliana Almeida Rioshttps://junypelomundo.com.br/
Viajante, Administradora, Aspirante à Mochileira, Sonhadora, Bookaholic. Adora planejar uma viagem, seja para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. Ama conhecer novas culturas e contar as suas aventuras. E prefere ser chamada de Juny.

5 COMENTÁRIOS

  1. Imperdível ! Estive na Japan House em janeiro,cansada por andar o dia todo mas a exposição é tão interessante,bonita e atual que o cansaço desapareceu. Passamos duas horas olhando tudo nos seus mínimos detalhes. Sai apaixonada pela arquitetura de Fujimoto

  2. Fiquei surpresa com a exposição de Sou Fujimoto, realmente um arquiteto de mil possibilidades, criativo e moderno. Meu filho é estudante de arquitetura e já até falei com ele sobre a exposição, ficou super interessado, pena que moramos em BH. Mas pelo post dá para ter uma ideia bem exata desta exposição surpreendente. Beijos.

  3. Dá pra dizer que o que eu mais amei na Japan House foi a arquitetura, então teve tudo a ver passar por lá durante a exposição do Sou Fujimoto! Fiquei impressionada com as obras, que cara genial! Ansiosa pelas próximas exposições da casa! Quero ir sempre que for em SP!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga nas Redes Sociais

7,207FãsCurtir
10,179SeguidoresSeguir
24,519SeguidoresSeguir
896SeguidoresSeguir