Japão.br: Conhecendo a cultura japonesa no bairro da liberdade em São Paulo-SP!

7

Nos dias 3 e 4 de fevereiro aconteceu em São Paulo o evento “Japão.br”, um encontro de blogs (de São Paulo e de outros estados) para conhecer mais sobre a cultura japonesa.

Os blogs participantes foram: Bagagem de Memórias, Viajante Comum, Mapa na mão, São Paulo sem mesmice, Viagens Cine, Destinos por onde andei, Coisos on the go, Fui ser viajante, 321 viajando, Segredos de Viagem e o Juny pelo Mundo!

Foi muito bom ter a oportunidade de fazer parte desse time e participar desse evento. Sempre gostei da cultura pop japonesa, animes, mangás e algumas músicas, e também sou apaixonada pela gastronomia. Mas confesso que sabia muito pouco sobre a história e a imigração.

E viajar para o Japão, sem dúvidas, está nos meus planos a curto prazo. É um dos países que mais tenho vontade de conhecer.

Os parceiros e patrocinadores do evento foram: Bunkyo, Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Viagema, Hachi Crepe & Café, Japan House, Hikari Alimentos, Laço Cerâmica, Giro em Sampa e Espaço Kazu.

O evento começou no prédio do Bunkyo no bairro da liberdade, um complexo que abriga várias organizações culturais japonesas.

A organizadora do evento, a Patrícia do blog “Bagagem de Memórias” fez uma introdução do evento juntamente com a Célia do Bunkyo e todos se apresentaram.

Alguns blogueiros eu já conhecia do ERBBV e do evento de Pinterest do “Vem pra Sampa”, outros eu só conhecia virtualmente, foi muito bom poder tornar esse contato real.

Além dos blogueiros também participaram a Shirley e a Eliza do “Giro em Sampa” e a designer de todas as artes do evento a Heloisa Yamamoto.

Vou contar um pouco sobre a programação nesse post, mas sem muitos detalhes porque algumas atrações merecem um post à parte.

Começamos pelo “Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil” que ocupa os andares 7, 8 e 9 do prédio do Bunkyo. O museu é incrível! A história dos imigrantes japoneses foi marcada por muito sofrimento no inicio, mas eles são um povo muito persistente e conseguiram se desenvolver e prosperar, mesmo em meio à tantas dificuldades.

No almoço fomos ao “Espaço Kazu” experimentar o que há de melhor na culinária japonesa no bairro da liberdade. O cardápio é extenso, tem desde sushi, sashimi e yakisoba à pratos mais tradicionais e elaborados. E no primeiro andar do espaço há uma doceria com doces tradicionais japoneses maravilhosos!

Depois do almoço foi hora de fazer um walking tour pelo bairro da liberdade com a Shirley e a Eliza do “Giro em Sampa”.

Foi uma grande aula de história! Quando passamos pelas ruas e construções do bairro não temos ideia de tantas coisas que já ocorreram lá, antes mesmo da imigração japonesa, tem toda uma história na época dos escravos. Fiquei muito interessada em fazer outros walking tours com elas para descobrir mais sobre a história de São Paulo!

De volta ao Bunkyo fomos apresentados à mais detalhes da instituição, organização das entidades e atividades culturais japonesas (danças, artes, etc).

Houveram alguns sorteios com brindes dos patrocinadores Viagema e Laço Cerâmica (pena que não fui sorteada). E todos ganharam uma sacola repleta de delicias da marca Hikari. Também ganhamos muitos livros do Bunkyo e catálogos das exposições da Japan House.

E para finalizar o primeiro dia fomos na  Hachi Crepe & Café experimentar um crepe japonês. Escolhi um com mix de berries, uma delicia!

E o evento não acabou por ai! No dia 4, domingo, houve uma atividade extra, uma visita à “Japan House”.

A Japan House é muito mais que um centro cultural para exposições, ela é uma organização ligada ao governo japonês, que por enquanto há só 3 no mundo: São Paulo, Los Angeles e Londres,  ela faz parcerias na parte de negócios e apoia eventos culturais.

E pudemos ver um pouco da exposição “Sou Fujimoto – futuros do futuro”, as obras são impressionantes! E o melhor: essa exposição foi prorrogada até dia 25 de fevereiro, ainda dá tempo de conferir!

Fiquei muito feliz em poder fazer parte desse evento com muitos blogueiros de viagens renomados, poder conhecer a fundo toda a história da imigração japonesa, o bairro da liberdade, as atividades culturais, a gastronomia japonesa (muito além do sushi!) e a Japan House (que pretendo voltar para as próximas exposições).

Agradeço a Patrícia e a todos os patrocinadores e parceiros desse evento, espero que tenha outras edições, que continue essa bela divulgação da cultura japonesa à todos.

Nas próximas semanas vou falar um pouco mais das atrações do evento, continuem acompanhando aqui no blog!


Salve esse post no Pinterest:

7 comentários

  1. Juny,
    Fiquei muito feliz por vc ter vindo e participado do I Japão.br. E por saber que gostou do evento e de conhecer um pouquinho mais da cultura japonesa. Tem muito mais pra explorar!!
    Nem posso dizer que foi bom ler e relembrar pq vc foi tão rápida pra escrever que nem deu tempo de ficar com saudades. =]

  2. Juny, foi muito bom participar do I Japão.br com você, e aprender tanto sobre a cultura e imigração japonesa para o Brasil! Foi um evento incrível e seu post retratou muito bem a experiência incrível que tivemos!
    Espero te encontrar em breve para mais experiências bacanas assim! Beijo e boas viagens!

  3. Oi, Juny!
    Foi muito legal ter a experiência de conhecer você e outros blogueiros!
    E fico feliz por você ter gostado de saber mais sobre a cultura japonesa! Continue divulgando!
    Nos vemos em um próximo encontro! =)

Deixe um comentário