Início America História e degustação de Pisco na "Republica del Pisco" em Cusco (Peru)

História e degustação de Pisco na “Republica del Pisco” em Cusco (Peru)

Foto: Cathrine Lindblom Gunasekara on Flickr (CC BY 2.0)

Para finalizar o dia que tivemos repleto de experiências gastronômicas em Cusco (Peru), fomos ao bar “Republica del Pisco” para entender mais sobre a bebida alcoólica mais famosa do país.

Anteriormente tivemos uma degustação de chocolate no ChocoMuseo e de café no Museo del Cafe, além da parte gastronômica esse dia nos proporcionou uma grande imersão na cultura peruana. Essas 3 experiências compõe o tour “Peruvian Tasting Explorer”.

Nosso anfitrião na Republica del Pisco foi o Pedro que nos explicou desde a origem do Pisco, as variações, produção e combinações para harmonização.

A origem

Por volta do ano 1600 quando quando essa região da América ainda estava sob domínio espanhol, os monges começaram a produzir uma bebida de alto teor alcoólico com a uva peruana.

A bebida foi nomeada como “pisco” uma palavra de origem quechua que significa “ave” e foi se popularizando até virar símbolo nacional.

Peru x Chile

O pisco também é a bebida nacional do Chile e ele nos contou que existe uma grande rivalidade entre os piscos produzidos nos dois países, embora ele garanta que o peruano tem uma qualidade superior.

O pisco chileno é feito em sua maioria com a uva moscatel. O pisco peruano é bem mais elaborado e utiliza de vários blends de uvas: Quebranta, Uvina, Mollar e Negra para os piscos “não aromáticos”. E Albilla, Itália, Moscatel e Torontel são as uvas utilizadas para os piscos “aromáticos”.

Além disso o Peru defende que o Pisco é um nome exclusivo assim como é o Champagne, de acordo com a origem do produto. Já o Chile defende o pisco como uma classificação de bebida genérica como cerveja ou vinho.

Confesso que já experimentei os dois e realmente gostei mais do peruano, o aroma e o sabor são diferenciados.

A degustação

Existem piscos de teores alcoólicos bem variados experimentamos de 32% à 46% durante a degustação.

Assim como um vinho, antes de tomar é necessário sentir primeiro o seu aroma, tentar sentir as variações de uvas que ele é composto, alguns são mais suaves, outros mais marcantes.

Embora sejam todas garrafas de pisco, os 4 que experimentamos naquela noite tinham sabores bem distintos.

Para acompanhar a degustação, ele nos trouxe um aperitivo para harmonizar com cada tipo de pisco, tinha: camarão, peixe, frango e cuy.

Já fizemos vários tipos de degustações com vinhos em países diferentes, mas nunca havia feito algo dessa forma com outra bebida alcoólica, foi muito interessante a harmonização de cada pisco com cada uma das comidas.

Agradecemos ao Pedro por toda a aula sobre a bebida, a agradável conversa e a degustação. Foi mais uma experiência bem diferente que tivemos em Cusco e que enriqueceu muito o nosso roteiro pela cultura peruana.


Republica del Pisco


*Agradecemos o Republica del Pisco pela parceria. As opiniões expressadas aqui são sinceras e baseiam na nossa experiência.


Sua viagem para o Peru


Mais Dicas no Blog

Temos muitos posts com outras dicas sobre o Peru acesse todo o conteúdo

Guia Peru

O e-book do Guia Peru: lugares incríveis tem informações preciosas sobre as principais cidades da Peru e Machu Picchu, vale a pena conferir!

Grupo no Facebook

A melhor forma de trocar informações e tirar dúvidas com quem vai ou já foi para a Peru é fazendo parte do nosso grupo do Facebook sobre o tema

Não passe perrengue!

Hospedagem

Tours e Atrações



Salve esse post no Pinterest

Juliana Almeida Rioshttps://junypelomundo.com.br/
Viajante, Administradora, Aspirante à Mochileira, Sonhadora, Bookaholic. Adora planejar uma viagem, seja para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. Ama conhecer novas culturas e contar as suas aventuras. E prefere ser chamada de Juny.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga nas Redes Sociais

7,207FãsCurtir
10,179SeguidoresSeguir
24,519SeguidoresSeguir
896SeguidoresSeguir