Início Ásia Sak Yant: como fazer uma tatuagem sagrada em Bangkok (Tailândia)

Sak Yant: como fazer uma tatuagem sagrada em Bangkok (Tailândia)

Quando comecei a planejar o roteiro da viagem para a Tailândia, separei várias atrações e pontos turísticos essenciais, mas havia uma experiência que não poderia faltar.

Há alguns anos li na internet sobre as tatuagens sagradas tailandesas chamadas “Sak Yant”. Elas ficaram mais conhecidas depois que a Angelina Jolie as fez quando esteve no sudeste asiático para a filmagem do filme “Tomb Raider”.

O que é a Sak Yant?

Sak Yants são tatuagens sagradas, a tradição tem mais de 2 mil anos, os soldados usavam as tatuagens nas batalhas como forma de proteção, como se fosse uma armadura.

São feita por um monge ou um ajarn, geralmente há uma entrevista antes e nem sempre é possível escolher o desenho.

Os ajarns são mestres da arte da Sak Yant, eles que tem o mesmo poder espiritual que os monges e estão habilitados para realiza-las.

Tem todo um ritual de bênção após a tatuagem onde são falados alguns mantras e o monge assopra ela como parte do ritual de ativação da sua mágica.

E existe um código de conduta a ser seguido para que ela não perca os seus poderes mágicos, que basicamente é ser uma pessoa boa, não matar, não roubar, não trair seu parceiro.

A tatuagem é feita com uma agulha de bambu que faz parte da arte e do ritual tradicional, diferente das tatuagens contemporâneas que são feitas à máquina.

Desenhos e significados

Os desenhos das tatuagens são figuras geométricas com mantras e símbolos budistas que significam poder e proteção, abençoando quem as carrega.

Geralmente é feita uma entrevista onde o monge ou ajarn pode determinar qual é o desenho certo para o tipo de bênção que você precisa. Mas alguns deixam você escolher, depende do local.

Existem três desenhos que são os base, geralmente usados para os iniciantes nessa arte:

Gao Yord (Novo picos ou Nove representações de Buda)

É uma das mais poderosas de todas as Sak Yants. Geralmente é feita próximo ao pescoço, o desenho precisa estar em posição elevada.

Ela tem 9 representações de Buda na montanha mítica chamada Monte Meru. Seus mantas tem como significado:

  • Maeta Ma Hah Niyom : Com essa bênção, você será tratado por outras pessoas com grande bondade e compaixão, melhorará a sua popularidade e o ajudará a obter tratamento preferencial.
  • Klaeoklad : Este benefício garante que o usuário não sofra ferimentos graves.
  • Chana Satru : A capacidade de derrotar o inimigo.
  • Ma Hah Amnat : Isso dará ao portador grande poder, autoridade e controle sobre outras pessoas.
  • Awk Seuk : A vontade de ir para a guerra ou para lutar batalhas para aqueles que têm a sua lealdade e o desejo de lutar pelo que é certo.
  • Kong Kra Phan : Isso irá fornecer proteção mágica e invencibilidade.
  • Oopatae : Isso garantirá que em qualquer empresa ou atividades de negócios que o usuário esteja envolvido, ele terá a capacidade de fazer o trabalho corretamente e garantir que tudo corra bem.
  • Ma Hah Saneh : Isso lhe dará charme e aumentará sua popularidade e atratividade com o sexo oposto.
  • Ma Hah Lap : Isso trará grande boa sorte e sorte.
  • Noon Chataa : Este benefício irá melhorar o seu destino
  • Pong Gan Antarai : Isso dará proteção contra acidentes, incluindo desastres naturais, bem como proteção contra atos de violência.
  • Nah Tee Gan Ngan Dee: Este benefício irá ajudá-lo a melhorar suas circunstâncias no trabalho

Além disso, a  Sak Yant Gao Yord irá proteger o usuário contra os maus espíritos e todas as formas de “Magia Negra”.

Hah Taew (Cinco linhas)

Hah Taew, representa os 5 yants ou mágicas. Essas 5 mágicas que a compõe são os 4 elementos (ar, fogo, terra e água) somados à Buda.

Essa tatuagem pode sofrer alterações na sua composição  de acordo com o monge ou ajarn que a fizer.

  1.  A primeira linha previne punições injustas, limpa os espíritos maus e protege o lugar onde você mora.
  2. A segunda linha protege contra má sorte e inverte as energias negativas.
  3. A terceira linha protege você do uso de magia negra e de qualquer um que tente fazer algo contra você.
  4. A quarta linha energiza, dá boa sorte, sucesso e fortuna em suas futuras ambições e estilo de vida.
  5. A quinta linha melhora o carisma e atração para o sexo oposto. É também um impulso para a quarta linha.

Paed Dan (Oito direções)

Paed Dan é um circulo com oito representações de Buda, costuma ser usado para proteger aqueles que viajam, para iluminar os seus caminhos. Também afasta os maus espíritos.

Como foi fazer a Sak Yant

Em busca de um lugar para fazermos a Sak Yant, descobrimos que no templo Wat Bang Phra, próximo de Bangkok, é possivel fazer de graça levando apenas uma oferenda ao monge.

Entretanto não pode escolher o desenho, muitos monges se recusam a fazer a sak yant em mulheres (nem mesmo com luvas) e a questão da higiene é questionável, eles não trocam a agulha à cada tatuagem (cerca de 50 pessoas compartilham a mesma agulha e tinta). Com base nessas informações resolvemos descartar essa opção.

Não queriamos simplesmente ir em um estúdio de tatuagem e fazer a tatuagem, queríamos um monge ou ajarn que pudesse fazer todo o ritual. Tem muitos estúdios em Bangkok que fazem os desenhos das Sak Yants, até mesmo usando a agulha de bambu, mas não tem a “mágica”.

Depois de muita pesquisa encontramos a agencia WSE Travel que oferece um tour em Bangkok e em outras cidades da Tailândia (Chiang Mai, Chiang Rai, Ayutthaya, Sukhothai) para fazer a Sak Yant com o ritual completo com um Monge ou Ajarn em um estúdio ou templo com total higiene, afinal com saúde não se brinca.

Essa era uma das condições que o Leo impôs para podermos fazer a Sak Yant, precisava ser em um local confiável com toda a higiene de um studio de tatuagem.

Reservamos nosso ultimo dia em Bangkok, antes do voo de volta para São Paulo, para realizar essa experiência.

Nossa guia foi a Sea, muito simpática que nos acompanhou por todo esse dia. Antes de pegarmos o táxi para o local da Sak Yant, ela nos apresentou o Bubble Tea, que é um chá gelado com vários sabores que tem bolinhas de gelatina dentro. É muito gostoso! Ela disse que essa bebida está fazendo muito sucesso em Bangkok. (pena que só descobrimos no último dia da viagem)

Fomos ao studio do Ajarn Neng. Ao chegar enquanto aguardávamos a nossa vez recitamos alguns mantras, acendemos incensos e conferimos um álbum com fotos de várias sak yant feitas pelo Ajarn.

Como ainda iria demorar um pouco, a Sea nos levou para almoçar. Experimentamos um outro tipo de noddle, diferente do pad thai, num restaurante local.

Ao entrarmos no studio, ele mais parece um templo, é repleto de imagens religiosas. Primeiro passamos por uma entrevista com o Ajarn. Ele não fala inglês, então tudo era traduzido por intermédio da Sea.

Falamos sobre o que queríamos que a Sak Yant representasse, o tipo de benções que queríamos. Com base no que dissemos ele indicou que o Leo fizesse a Gao Yord (Nove picos) e eu a Hah Taew (Cinco linhas).

Ele nos mostrou dois papeis com variações dos desenhos dessas tatuagens para escolhermos, algumas tinham diferenças que poderiam mudar um pouquinho o significado, incluir outras bênçãos.

Escolhi uma versão um pouco diferente da Hah Taew e o Leo escolheu o desenho tradicional do Gao Yord.

No tour está incluso uma Sak Yant de tamanho médio. Se você quiser fazer uma maior precisa pagar a parte, em dinheiro ou via paypal. Tudo deve ser combinado com o Ajarn antes do inicio da tatuagem.

O Leo foi o primeiro a fazer, tudo começa com ele medindo a posição de onde será feita a tattoo e colocando o desenho, como em uma tatuagem comum, para começar a tatuar por cima.

A agulha de bambu doí muito mais que uma tatuagem feita na maquina, você sente cada agulhada enquanto o monge desenha a sua tatuagem.

A dor é intensa, porém suportável. Nesse momento você precisa ter convicção do que esta fazendo, que não é uma simples tatuagem, é uma bênção para toda a sua vida, tem um propósito maior.

Não se deixe enganar pela foto abaixo, estava doendo muito e foi bem díficil sorrir! rs

O estúdio tem até wi-fi, mas posso garantir que você nem vai querer saber dessa informação quando estiver tatuando! rs Talvez somente quando estiver esperando quem estiver com você fazer a tattoo.

Cada tatuagem demorou por volta de 30 minutos, ambas de tamanho médio, a minha era um pouco maior.

Após a finalização do desenho, o Ajarn recita vários mantras, assopra e abençoa a sua Sak Yant dando a ela a sua magia. Essa é a parte mais importante de todo o ritual, me emocionou.

No estudio havia uma placa com os cuidados após a tatuagem e as regras de conduta para a sua Sak Yant são perder os poderes. As regras são basicamente ser uma pessoa boa, e não trair, não roubar, não matar.

Uma curiosidade é que esse Ajarn já tatuou várias celebridades entre elas está o ator Steven Seagal, tem algumas fotos nas paredes com esses registros. O Leo identificou também o ator Ryan Phillippe.

A minha viagem à Tailândia só foi completa depois de fazer a minha Sak Yant, foi a melhor forma de terminar a viagem e trazer comigo uma bênção eterna.

Fazer uma Sak Yant vai muito além de simplesmente fazer uma tatuagem, é acreditar no seu poder e viver uma vida marcada pela bondade para que ela sempre continue te abençoando.

  

Ficamos felizes por fazer boa escolha para essa experiência através da WSE Travel que nos deu todo suporte e nos esclareceu todas as dúvidas. Recomendamos o trabalho deles.

Para fazer o agendamento online para fazer a Sak Yant e demais informações acesse o site da WSE Travel.

Abaixo uma foto da minha Sak Yant nove dias depois da tatuagem, com o processo de cicatrização quase completo:


*Agradecemos a WSE Travel pela parceria. As opiniões expressadas aqui são sinceras e baseiam na nossa experiência.

Todos os posts sobre essa viagem:

GERAIS

CAMBOJA

CHINA

TAILÂNDIA


Salve esse post no Pinterest

Juliana Almeida Rioshttps://junypelomundo.com.br/
Viajante, Administradora, Aspirante à Mochileira, Sonhadora, Bookaholic. Adora planejar uma viagem, seja para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. Ama conhecer novas culturas e contar as suas aventuras. E prefere ser chamada de Juny.

17 COMENTÁRIOS

  1. Que maravilhoso!!!! Faz tempo que eu quero fazer uma Sak Yants na Tailândia, mas ainda não consegui tirar esse plano do papel. Li todo o seu relato com muita atenção, que legal a indicação dessa agência. Uma experiência que fica pra vida toda, né?

  2. Fiz uma agora em dezembro/ 18 em Chiang Mai e passados mais de um mês o braço ainda está roxo no local da tatto … fiz em um bom estúdio … mas vc acham que pode ter manchado ?! Já escutaram falar em manchar … ou será que é hematoma ainda ?! O da minha amiga ficou direitinho ….

    • A minha ficou com um contorno levemente roxo por quase um mês, acho que é por causa da técnica e do meu tom de pele. A do Leo não ficou roxo. Acho que é normal para quem tem a pele mais clara ficar um pouco roxo no inicio.

  3. Fiz uma agora em dezembro/ 18 em Chiang Mai e passados mais de um mês o braço ainda está roxo no local da tatto … fiz em um bom estúdio … mas vc acham que pode ter manchado ?! Já escutaram falar em manchar … ou será que é hematoma ainda ?! O da minha amiga ficou direitinho ….gg

  4. Fiz uma agora em dezembro/ 18 em Chiang Mai e passados mais de um mês o braço ainda está roxo no local da tatto … fiz em um bom estúdio … mas vc acham que pode ter manchado ?! Já escutaram falar em manchar … ou será que é hematoma ainda ?! O da minha amiga ficou direitinho ….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga nas Redes Sociais

7,207FãsCurtir
10,179SeguidoresSeguir
24,519SeguidoresSeguir
896SeguidoresSeguir